29/04/2021

Fotografia 3D utilizando apenas uma câmera comum.

Sim, isto é possível!

Como hoje em dia está cada vez mais raro encontrar uma boa câmera estereoscópica, uma solução alternativa e bem em conta é utilizar qualquer câmera digital para produzir as imagens, inclusive utilizando a do próprio smartphone.


As câmeras estereoscópicas possuem por padrão duas objetivas, que fazem o papel dos "olhos humanos" na geração das imagens. Quando não, utilizam um sistema interno que orienta o operador a tirar duas fotos, deslocando a câmera para a direita na segunda captura, afim de ter as duas imagens com o deslocamento correto entre elas (veja o caso da Olympus, na página de EQUIPAMENTOS).
Na produção destas imagens com apenas uma câmera, fazemos o mesmo processo, porém deslocando-a horizontalmente (manualmente) a uma distância de até 7 cm do ponto focal inicial (que é o distanciamento entre nossas pupilas). 
Isso pode ser feito apenas segurando a câmera, mas você tem que ter a mão firme e noção de distanciamento.

A melhor forma de fazer isso (sem tremedeira), é utilizar (ou construir) um pequeno trilho sobre um tripé bem firme. Neste trilho você marca o ponto E (de esquerda) e 7 cm depois, o ponto D (de direita). Aí e só firmar a câmera em cada um destes pontos e tirar as duas fotografias. Em seguida, renomeie a foto da esquerda e a da direita, editando e gerando as imagens estereoscópicas num dos editores que disponibilizamos aqui (ou no site conversor on-line). Você poderá imprimir as duas imagens para ver através de um estereoscópio ou exibir num dispositivo VR. Ou então, gerar uma imagem anáglifa para visualizar com os óculos de lentes vermelhas e azul.

A imagem baixo ilustra o processo.


Para calcular o distanciamento correto entre as posições (ou câmeras), de acordo com o distanciamento dos planos que deseja capturar, sugerimos utilizar o programa Stereo Calc, disponível para download AQUI.

É importante saber que este método só é adequado para fotografia de objetos fixos. Ele não funcionará com cenas que contenham objetos em movimento. Haverá uma distorção na imagem final.

Para uma situação em que existam objetos em movimento, faz-se necessário utilizar 2 câmeras idênticas, lado a lado, e dispará-las ao mesmo tempo. Ou então, utilizar uma câmera estereoscópica, obviamente. Iremos descrever este método detalhadamente em outro artigo.

Uma grande vantagem deste método é que, se você possui uma poderosa câmera digital, repleta de recursos, você poderá produzir imagens incríveis. Se você possui duas destas câmeras, melhor ainda!

Então... Pronto(a) para experimentar tirar tua primeira fotografia estereoscópica com apenas uma câmera?
Experimente e comente aqui teus resultados. 😉
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário