05/05/2021

Estéreos Fluxos São Paulo - Um belíssimo livro histórico repleto de imagens 3D.

 ATENÇÃO: Utilize óculos 3D anáglifos (vermelho e azul)        para visualizar as fotos tridimencionais deste artigo.
Ao clicar nas imagens elas são ampliadas. 

Recentemente tivemos a grata surpresa de conhecer (tardiamente) esta incrível edição comemorativa dos 463 anos da cidade de São Paulo.
Trata-se de um livro editado em 2017 e que, para nossa alegria, ainda pode ser encontrado à venda em alguns marketplaces famosos.
 


No dia 25 de janeiro de 2017, data em que a cidade de São Paulo comemorou 463 anos, ocorreu o lançamento do livro "EstéreoFluxos São Paulo", uma publicação que integrava o projeto Energia da Cidade. 

O livro conta com fotos de Marcos Muzi, texto de Gavin Adams e projeto gráfico de Rafael Cotait, e busca captar a essência da metrópole e sua poesia através de imagens com uma visão tridimensional.

Um óculos 3D vem encartado para esse passeio visual.
 


As imagens foram obtidas de seis formas e em três níveis para o livro: no nível do chão, a alturas de até 150 metros do solo e a mais de mil metros. “A visão dos humanos”, alcançada em caminhadas pela cidade é o nome do primeiro nível, seguida por “A visão dos Pássaros”, obtida por meio de drones, e a “A visão dos Anjos”, que ofereceu um ponto de vista elevado, vertical, de grande altitude.


Na geografia paulistana, entre edifícios históricos, monumentos e parques, construções e traçados de diferentes períodos convivem na paisagem.

Entre os marcos fotografados no livro, estão: Pátio do Colégio, Praça da Sé, Vale do Anhangabaú, Teatro Municipal, Largo São Bento, Estação da Luz, Avenida Paulista, MASP, Estádio do Pacaembu, Auditório Oscar Niemeyer, Oca e Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera.
 


A equipe que produziu “EstéreoFluxos São Paulo” vem trabalhando em conjunto ou individualmente, ao longo de duas décadas, com pesquisa acadêmica, fotografia e vídeo estereoscópico.
Marcos Muzi é fotógrafo profissional e pesquisa a estereoscopia há várias décadas. Rafael Cotait é designer e videomaker. Dedica-se à estereoscopia e à fotografia panorâmica. Gavin Adams é artista e acadêmico.

A qualidade artística e a percepção dos ângulos mais adequados para as imagens tridimencionais foram primorosos. 
Se você é entusiasta da história, da fotografia e da estereoscopia, este livro não pode faltar na tua coleção. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário