07/05/2021

Site permite criar on-line versões 3D de fotografias históricas!



A Biblioteca Pública de Nova York lançou em 2012 o Stereogranimator, um incrível site que disponibiliza milhares de fotografias históricas que podem ser usadas na criação de imagens 3D animadas no formato .GIF (que dispensam o uso de óculos especiais) e anáglifas (para serem observadas com o par de lentes azul e vermelha). O site é a concretização de um projeto de Joshua Heineman, um grande entusiasta da estereoscopia desde sua infância.

O site foca em imagens históricas, pois é fundamentado no gigantesco acervo da BPNY, porém tem aberto espaço para produções e coleções de terceiros.
Mas a grande diversão é a possibilidade do usuário gerar sua própria criação com a ferramenta on-line.
Para começar, basta acessar a página e clicar no link "Start creating!".
Depois, selecione uma das mais de 40 mil imagens disponíveis no site e ajuste o ângulo que deve ser usado na versão 3D. Enquanto você arrasta as imagens para alinhá-las, é possível visualizar, em tempo real, como ficará o resultado.

Além das milhares de imagens já disponibilizadas, organizações e entusiastas da estereoscopia também podem contribuir com a ampliação do acervo. O site trabalha junto com o Flickr (um famoso site de hospedagem de imagens) e possui um algoritimo que busca estas fotos, desde que se siga certos parâmetros dados pelo site do  Stereogranimator (veja as instruções na seção "Contribua com sua coleção"). 

Este é realmente um projeto surpreendente e esperamos que tenha vida longa.
Aproveite enquanto está ativo!
Incluímos o endereço do site na nossa coluna de links permanentes. 👍

Nenhum comentário:

Postar um comentário