21/06/2021

Hoje, 21 de junho, comemora-se o 183º Aniversário da Stereoscopia!


Em 21 de junho de 1838, Sir Charles Wheatstone publicou seu artigo "Contribuições para a fisiologia da visão, sobre alguns fenômenos notáveis ​​e até agora não observados da visão binocular".

Charles Wheatstone (6 de fevereiro de 1802 a 19 de outubro de 1875) foi um filósofo e inventor inglês, talvez mais conhecido hoje por suas contribuições para o telégrafo elétrico. No entanto, ele inventou e contribuiu em vários campos da ciência, incluindo fotografia, geradores elétricos, criptografia, acústica e instrumentos musicais.


Wheatstone inventou uma versão inicial do estereoscópio em 1838, versões das quais se tornaram um brinquedo filosófico muito popular no final do século XIX. 
O estereoscópio de Wheatstone usava duas versões ligeiramente diferentes da mesma imagem, que quando vistas através de dois espelhos, davam ao observador a ilusão ótica de profundidade. Posteriormente, o estereoscópio foi aperfeiçoado para um modelo mais prático, utilizando duas lentes separadas (cujo princípio básico permanece até hoje).

Nenhum comentário:

Postar um comentário