30/06/2021

Lume Pad: Seria uma nova "onda" 3D?


Recentemente fui surpreendido com um grande e promissor lançamento para estereoscopia em pleno 2021: O Lume Pad.
 
Trata-se de um tablet dedicado ao 3D, com tecnologia própria para visualização sem uso de óculos, câmera estereoscópica e uma generosa tela touch com área de 10,8".
A tecnologia embarcada e os recursos de hardware e softwares disponíveis prometem revolucionar o uso do 3D para uma infinidade de aplicações, com muitas novidades interessantes.

Sobre a tecnologia:

A camada DLB é o resultado de anos de estudos em nano-design pela equipe da Leia.
Quando iluminado lateralmente (LED padrão em uma configuração de iluminação de borda), ele projeta um conjunto denso de raios de luz direcionais “para cima” através do painel LCD, resultando em um campo de luz dinâmico 4-view (4V) 3D, claramente visível sem a necessidade de óculos.
Quando desligada, a camada DLB torna-se totalmente transparente e permite que a iluminação regular da tela aconteça (modo 2D de resolução nativa).

Os visores de campo de luz emitem várias imagens em diferentes direções do espaço ao mesmo tempo e tendem a produzir uma sensação de profundidade mais completa do que os sistemas baseados em óculos, incluindo não apenas a estereopsia, mas também a paralaxe e a renderização de efeitos sutis de luz. Eles criam uma impressão envolvente mesmo para espectadores com olhos fracos que se consideram “cegos para 3D”.


O entusiasmo dos seus criadores é contagiante e, apesar do preço bastante elevado para os mortais do terceiro mundo (999 dólares), parece valer cada centavo.
Só esperamos que a qualidade do hardware (em termos de durabilidade) seja compatível com seu valor. 

Aqui no Brasil a desvalorização do Real frente ao dólar e as absurdas taxas de importação inviabilizam o produto para muitas pessoas. Porém, temos esperança de um dia experimentar esta maravilha tecnológia que já está se tornando um sonho de consumo dos entusiastas da estereoscopia.

Esperamos que este lançamento possa estimular a criação de novos produtos, com novas e interessantes tecnologias para o mundo 3D.

Maiores detalhes sobre o equipamento e os softwares nativos disponibilizados podem ser vistos no site do fabricante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário