15/05/2021

Stereopix: Um site especializado em compartilhamento de imagens em 3D.

Recentemente tivemos a alegria de conhecer este incrível site europeu exclusivo de compartilhamento de imagens estereoscópicas.
Além do enorme acervo, a estrutura do site e o mecanismo de visualização das imagens impressionam. Tudo muito profissional, gratuito e bem elaborado.

Depois de um contato com seu editor, criamos nossa conta e agora faremos a  hospedagens de nosso acervo lá, justamente pelas razões descritas acima.
Mas ainda vale destacar aqui que o mecanismo Java implantado permite visualizar as imagens estereoscópicas em praticamente todos os sistemas conhecidos: Em monitores convencionais (com diversas variações de anáglifos) e nos monitores e TVs 3D (utilizando os óculos polarizados). Justamente por sua complexidade (e dependendo também da velocidade da internet), o sistema leva alguns segundos para carregar, porém o resultado compensa a pequena espera!
 

Para se associar, é necessário o envio de um convite de algum membro.
O Imagem3D poderá fornecer estes convites, bastando o interessado preencher o formulário de contato ao lado, descrevendo a razão do seu interesse e se já possui algum local onde publica suas imagens.

Agora, se você deseja apenas desfrutar das belíssimas imagens 3D exibidas no site, basta navegar em suas diversas categorias.
Divirta-se!

09/05/2021

Brian May e seus estereoscópios!

Olhem só... Quem diria que Brian May também é um grande entusiasta da estereoscopia! 


Ele montou sua própria empresa/editora, projetou seu próprio estereoscópio (em vários modelos) e recentemente lançou um livro do Queen em 3D (Queen In 3-D).
O interessante é que seu entusiasmo não é de hoje, já que se "aposentou" da banda, dedica um bom tempo em seus projetos estereoscópicos, interagindo com
muita simplicidade com outros entusiastas. Muito legal isso! 

Visite a "The London Stereoscopic Company Ltd." (Sim, isso mesmo! O nome da histórica produtora de stereocards do século XIX), e veja as interações do Brian. Lá também tem um link para a sua loja virtual de produtos 3D (inclusive o livro).

OBS: O vídeo abaixo está duplicado para poder ser visto em 3D com um estereoscópio (de preferência o dele, é claro). 


Ao longo da longa vida da banda, o guitarrista Brian May tirou muitas fotos com sua câmera 3D estereoscópica, preservando momentos íntimos dentro e fora do palco de uma forma verdadeiramente única, agora apresentada no livro de sua autoria.
Para o 50º aniversário do Queen, Brian May compartilhou gentilmente algumas dessas fotos raras (algumas do início da banda).

Ao clicar nas imagens, elas são ampliadas.
 Abaixo, uma bem atualizada para a revista Black & White.


O criador e sua criação.


Agora você tem um bom motivo para comprar um de seus estereoscópios! 😉


07/05/2021

Esclarecimentos sobre nossa seção de LINKS...

Gostaríamos de esclarecer como organizamos a seção "Links de Estereoscopia" deste site.

Os links que disponibilizamos na coluna da direita, são aqueles que consideramos interessantes (principalmente pelo seu conteúdo) e que, às vezes, podem ser mencionados em algum artigo.

Boa parte do conteúdo sobre estereoscopia encontrado hoje na na internet, remete ao anos entre 2005 a 2012, durante o último "boom" do 3D. Pode-se notar isso até mesmo nas literaturas disponibilizadas para download. Na sua grande maioria, são sites abandonados ou esquecidos que, ocasionalmente, saem do ar.
Por esta razão, afim de preservar a maior quantidade possível de conteúdo, replicamos no nosso servidor boa parte deste material 
(preservando a autoria), afim de que não se perca com o tempo ou desinteresse de seu autor.
Mesmo com todos estes cuidados, sabemos que isso só funcionará enquanto o Google mantiver seus serviços. Portanto, recomendamos severamente que, ao baixar algum material, preserve-o, pois ele pode literalmente "sumir da rede" de uma hora para outra.

Fizemos uma separação entre os links ATIVOS (que são aqueles que ainda são atualizados por seus criadores ou mantenedores) e os PASSIVOS (são aqueles que ainda estão publicados, porém já não recebem mais atualizações há bastante tempo). Estes últimos devem receber especial atenção, pois são fortes candidatos a saírem do ar (sinta-se avisado).

Feitos os esclarecimentos, esperamos que façam bom proveito. 😏


Site permite criar on-line versões 3D de fotografias históricas!



A Biblioteca Pública de Nova York lançou em 2012 o Stereogranimator, um incrível site que disponibiliza milhares de fotografias históricas que podem ser usadas na criação de imagens 3D animadas no formato .GIF (que dispensam o uso de óculos especiais) e anáglifas (para serem observadas com o par de lentes azul e vermelha). O site é a concretização de um projeto de Joshua Heineman, um grande entusiasta da estereoscopia desde sua infância.

O site foca em imagens históricas, pois é fundamentado no gigantesco acervo da BPNY, porém tem aberto espaço para produções e coleções de terceiros.
Mas a grande diversão é a possibilidade do usuário gerar sua própria criação com a ferramenta on-line.
Para começar, basta acessar a página e clicar no link "Start creating!".
Depois, selecione uma das mais de 40 mil imagens disponíveis no site e ajuste o ângulo que deve ser usado na versão 3D. Enquanto você arrasta as imagens para alinhá-las, é possível visualizar, em tempo real, como ficará o resultado.

Além das milhares de imagens já disponibilizadas, organizações e entusiastas da estereoscopia também podem contribuir com a ampliação do acervo. O site trabalha junto com o Flickr (um famoso site de hospedagem de imagens) e possui um algoritimo que busca estas fotos, desde que se siga certos parâmetros dados pelo site do  Stereogranimator (veja as instruções na seção "Contribua com sua coleção"). 

Este é realmente um projeto surpreendente e esperamos que tenha vida longa.
Aproveite enquanto está ativo!
Incluímos o endereço do site na nossa coluna de links permanentes. 👍

05/05/2021

Estéreos Fluxos São Paulo - Um belíssimo livro histórico repleto de imagens 3D.

 ATENÇÃO: Utilize óculos 3D anáglifos (vermelho e azul)        para visualizar as fotos tridimencionais deste artigo.
Ao clicar nas imagens elas são ampliadas. 

Recentemente tivemos a grata surpresa de conhecer (tardiamente) esta incrível edição comemorativa dos 463 anos da cidade de São Paulo.
Trata-se de um livro editado em 2017 e que, para nossa alegria, ainda pode ser encontrado à venda em alguns marketplaces famosos.
 


No dia 25 de janeiro de 2017, data em que a cidade de São Paulo comemorou 463 anos, ocorreu o lançamento do livro "EstéreoFluxos São Paulo", uma publicação que integrava o projeto Energia da Cidade. 

O livro conta com fotos de Marcos Muzi, texto de Gavin Adams e projeto gráfico de Rafael Cotait, e busca captar a essência da metrópole e sua poesia através de imagens com uma visão tridimensional.

Um óculos 3D vem encartado para esse passeio visual.
 


As imagens foram obtidas de seis formas e em três níveis para o livro: no nível do chão, a alturas de até 150 metros do solo e a mais de mil metros. “A visão dos humanos”, alcançada em caminhadas pela cidade é o nome do primeiro nível, seguida por “A visão dos Pássaros”, obtida por meio de drones, e a “A visão dos Anjos”, que ofereceu um ponto de vista elevado, vertical, de grande altitude.


Na geografia paulistana, entre edifícios históricos, monumentos e parques, construções e traçados de diferentes períodos convivem na paisagem.

Entre os marcos fotografados no livro, estão: Pátio do Colégio, Praça da Sé, Vale do Anhangabaú, Teatro Municipal, Largo São Bento, Estação da Luz, Avenida Paulista, MASP, Estádio do Pacaembu, Auditório Oscar Niemeyer, Oca e Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera.
 


A equipe que produziu “EstéreoFluxos São Paulo” vem trabalhando em conjunto ou individualmente, ao longo de duas décadas, com pesquisa acadêmica, fotografia e vídeo estereoscópico.
Marcos Muzi é fotógrafo profissional e pesquisa a estereoscopia há várias décadas. Rafael Cotait é designer e videomaker. Dedica-se à estereoscopia e à fotografia panorâmica. Gavin Adams é artista e acadêmico.

A qualidade artística e a percepção dos ângulos mais adequados para as imagens tridimencionais foram primorosos. 
Se você é entusiasta da história, da fotografia e da estereoscopia, este livro não pode faltar na tua coleção.