18/10/2021

Novo lançamento de tablet 3D em alta resolução!

Acaba de ser lançado um concorrente de alto nível para o Lume Pad...
Apesar de um mercado ainda não aquecido, os produtores estão investindo em projetos inovadores para os entusiastas da estereoscopia. 😊


Este é o caso do ProMa, um tablet de 10" que promete uma imagem de qualidade muito superior as seus antecessores, utilizando uma tecnologia mais aprimorada.
A campanha acabou de iniciar e promete entregas para novembro deste ano!
Para maiores detalhes, veja o link abaixo.

https://www.indiegogo.com/projects/proma-king-tablet#/

Infelizmente, com o câmbio nas alturas, para o brasileiro ficou um produto com preço bem "salgado".
Mas vale a pena conferir.




08/09/2021

Para os admiradores do View-Master...


Achamos um site muito interessante para os admiradores do visualizador View-Master, um grande sucesso mundial. 
O site apresenta todos os modelos em estilo animado. Você verá os visualizadores numa visão de 360º, a sua história, as bobinas, os envelopes e também uma pequena Loja View-Master.
Vale a pena conferir.

https://www.worteldrie.com/view-master/

Relato do criador do site:
"Meu nome é Rob Mulders e moro em Amsterdã, na Holanda.
Minha coleção de view master começou com a câmera. Então descobri a graça de comprar no E-bay coleções completas dos Estados Unidos. Minha coleção cresceu rápido!
Como web designer, não fiquei feliz com os sites view-master disponíveis. Todos eles têm a mesma aparência que foram concebidos nos anos noventa... Então resolvi fazer a minha versão."



Visualizador estereoscópico para ser utilizado no Chrome!

Para quem possui monitores com tecnologia de visualização 3D passiva, existe uma extensão bem interessante para o navegador Google Chrome que permitirá a conversão imediata da imagem SBS para o sistema entrelaçado de linhas passivo (que utiliza os óculos polarizados).

Ainda não testamos em todas as plataformas, mas já sabe-se que funciona em sites convencionais e no Facebook. No Flickr não funcionou.

Para utilizá-la, basta instalar a extensão através do link abaixo.

Clique com o botão direito do mouse em qualquer imagem e use o menu de contexto para escolher um dos formatos 3D estereoscópicos suportados ou, se preferir, mova o ponteiro do mouse sobre qualquer imagem e use os atalhos do teclado para fazer a conversão. 

Os atalhos de teclado podem ser configurados por meio de "chrome: // extensions / configureCommands". 

Limitações: 
1. O fator de zoom do navegador deve ser definido em 100%. 
2. Alguns sites que usam HTML dinâmico para exibir imagens podem não funcionar corretamente.


https://chrome.google.com/webstore/detail/stereoscopic-3d-viewer/gjihpcejlpnmjimgafnfmfkbglajmdlg

Divirta-se! 😉

24/08/2021

Explorando imagens 3D em publicidade de alto nível.

O vídeo abaixo ilustra bem o impacto de um painel publicitário 3D de alto nível. 
Os desenvolvedores prometem lançar para breve um tablet 3D (glass free) bastante interessante e com efeito de profundidade e relevo mais poderoso (em alta resolução).



30/06/2021

Lume Pad: Seria uma nova "onda" 3D?


Recentemente fui surpreendido com um grande e promissor lançamento para estereoscopia em pleno 2021: O Lume Pad.
 
Trata-se de um tablet dedicado ao 3D, com tecnologia própria para visualização sem uso de óculos, câmera estereoscópica e uma generosa tela touch com área de 10,8".
A tecnologia embarcada e os recursos de hardware e softwares disponíveis prometem revolucionar o uso do 3D para uma infinidade de aplicações, com muitas novidades interessantes.

Sobre a tecnologia:

A camada DLB é o resultado de anos de estudos em nano-design pela equipe da Leia.
Quando iluminado lateralmente (LED padrão em uma configuração de iluminação de borda), ele projeta um conjunto denso de raios de luz direcionais “para cima” através do painel LCD, resultando em um campo de luz dinâmico 4-view (4V) 3D, claramente visível sem a necessidade de óculos.
Quando desligada, a camada DLB torna-se totalmente transparente e permite que a iluminação regular da tela aconteça (modo 2D de resolução nativa).

Os visores de campo de luz emitem várias imagens em diferentes direções do espaço ao mesmo tempo e tendem a produzir uma sensação de profundidade mais completa do que os sistemas baseados em óculos, incluindo não apenas a estereopsia, mas também a paralaxe e a renderização de efeitos sutis de luz. Eles criam uma impressão envolvente mesmo para espectadores com olhos fracos que se consideram “cegos para 3D”.


O entusiasmo dos seus criadores é contagiante e, apesar do preço bastante elevado para os mortais do terceiro mundo (999 dólares), parece valer cada centavo.
Só esperamos que a qualidade do hardware (em termos de durabilidade) seja compatível com seu valor. 

Aqui no Brasil a desvalorização do Real frente ao dólar e as absurdas taxas de importação inviabilizam o produto para muitas pessoas. Porém, temos esperança de um dia experimentar esta maravilha tecnológia que já está se tornando um sonho de consumo dos entusiastas da estereoscopia.

Esperamos que este lançamento possa estimular a criação de novos produtos, com novas e interessantes tecnologias para o mundo 3D.

Maiores detalhes sobre o equipamento e os softwares nativos disponibilizados podem ser vistos no site do fabricante.

21/06/2021

Hoje, 21 de junho, comemora-se o 183º Aniversário da Estereoscopia!


Em 21 de junho de 1838, Sir Charles Wheatstone publicou seu artigo "Contribuições para a fisiologia da visão, sobre alguns fenômenos notáveis ​​e até agora não observados da visão binocular".

Charles Wheatstone (6 de fevereiro de 1802 a 19 de outubro de 1875) foi um filósofo e inventor inglês, talvez mais conhecido hoje por suas contribuições para o telégrafo elétrico. No entanto, ele inventou e contribuiu em vários campos da ciência, incluindo fotografia, geradores elétricos, criptografia, acústica e instrumentos musicais.


Wheatstone inventou uma versão inicial do estereoscópio em 1838, versões das quais se tornaram um brinquedo filosófico muito popular no final do século XIX. 
O estereoscópio de Wheatstone usava duas versões ligeiramente diferentes da mesma imagem, que quando vistas através de dois espelhos, davam ao observador a ilusão ótica de profundidade. Posteriormente, o estereoscópio foi aperfeiçoado para um modelo mais prático, utilizando duas lentes separadas (cujo princípio básico permanece até hoje).

Vem aí a 3D-CON 2021, a maior convenção anual de estereoscopia da américa!

Se você é entusiasta da estereoscopia, não pode perder este evento.
Ele ocorrerá de forma virtual nos dias 12 a 15 de agosto e a inscrição é gratuita.
Também existe outros tipos de inscrições pagas, inclusive com direito a um kit estereoscópico bem legal (com entrega internacional).

O que é 3D-Con?

A National Stereoscopic Association é uma organização sem fins lucrativos fundada em 1974, cujo objetivo é promover o estudo, a coleta e o uso da fotografia estereoscópica. Tem mais de 1.000 membros. 3D-Con é tradicionalmente o nome da convenção anual da NSA, realizada em um lugar diferente a cada ano no verão.

O que acontece nesta convenção?

A convenção tem programação tanto para o colecionador quanto para o fotógrafo. Entre os destaques estão a feira, o teatro estéreo, oficinas, passeios e leilão, e reuniões de Special Interest Meetings. Além disso, realizamos concursos de slides e impressão e exibições de fotografia estéreo (3D).

As inscrições podem ser feitas AQUI.

Se você não domina o inglês, utilize os tradutor automático do YouTube para ativar as legendas em português e curta este evento!




ATUALIZAÇÃO em SETEMBRO de 2021:
O evento foi muito bom! O entusiasta aprende muita coisa interessante com uma equipe muito experiente em estereoscopia.
Recomendamos não perderem a próxima edição em 2022!  😉

15/05/2021

Stereopix: Um site especializado em compartilhamento de imagens em 3D.

Recentemente tivemos a alegria de conhecer este incrível site europeu exclusivo de compartilhamento de imagens estereoscópicas.
Além do enorme acervo, a estrutura do site e o mecanismo de visualização das imagens impressionam. Tudo muito profissional, gratuito e bem elaborado.

Depois de um contato com seu editor, criamos nossa conta e agora faremos a  hospedagens de nosso acervo lá, justamente pelas razões descritas acima.
Mas ainda vale destacar aqui que o mecanismo Java implantado permite visualizar as imagens estereoscópicas em praticamente todos os sistemas conhecidos: Em monitores convencionais (com diversas variações de anáglifos) e nos monitores e TVs 3D (utilizando os óculos polarizados). Justamente por sua complexidade (e dependendo também da velocidade da internet), o sistema leva alguns segundos para carregar, porém o resultado compensa a pequena espera!
 

Para se associar, é necessário o envio de um convite de algum membro.
O Imagem3D poderá fornecer estes convites, bastando o interessado preencher o formulário de contato ao lado, descrevendo a razão do seu interesse e se já possui algum local onde publica suas imagens.

Agora, se você deseja apenas desfrutar das belíssimas imagens 3D exibidas no site, basta navegar em suas diversas categorias.
Divirta-se!

09/05/2021

Brian May e seus estereoscópios!

Olhem só... Quem diria que Brian May também é um grande entusiasta da estereoscopia! 


Ele montou sua própria empresa/editora, projetou seu próprio estereoscópio (em vários modelos) e recentemente lançou um livro do Queen em 3D (Queen In 3-D).
O interessante é que seu entusiasmo não é de hoje, já que se "aposentou" da banda, dedica um bom tempo em seus projetos estereoscópicos, interagindo com
muita simplicidade com outros entusiastas. Muito legal isso! 

Visite a "The London Stereoscopic Company Ltd." (Sim, isso mesmo! O nome da histórica produtora de stereocards do século XIX), e veja as interações do Brian. Lá também tem um link para a sua loja virtual de produtos 3D (inclusive o livro).

OBS: O vídeo abaixo está duplicado para poder ser visto em 3D com um estereoscópio (de preferência o dele, é claro). 


Ao longo da longa vida da banda, o guitarrista Brian May tirou muitas fotos com sua câmera 3D estereoscópica, preservando momentos íntimos dentro e fora do palco de uma forma verdadeiramente única, agora apresentada no livro de sua autoria.
Para o 50º aniversário do Queen, Brian May compartilhou gentilmente algumas dessas fotos raras (algumas do início da banda).

Ao clicar nas imagens, elas são ampliadas.
 Abaixo, uma bem atualizada para a revista Black & White.


O criador e sua criação.


Agora você tem um bom motivo para comprar um de seus estereoscópios! 😉


07/05/2021

Esclarecimentos sobre nossa seção de LINKS...

Gostaríamos de esclarecer como organizamos a seção "Links de Estereoscopia" deste site.

Os links que disponibilizamos na coluna da direita, são aqueles que consideramos interessantes (principalmente pelo seu conteúdo) e que, às vezes, podem ser mencionados em algum artigo.

Boa parte do conteúdo sobre estereoscopia encontrado hoje na na internet, remete ao anos entre 2005 a 2012, durante o último "boom" do 3D. Pode-se notar isso até mesmo nas literaturas disponibilizadas para download. Na sua grande maioria, são sites abandonados ou esquecidos que, ocasionalmente, saem do ar.
Por esta razão, afim de preservar a maior quantidade possível de conteúdo, replicamos no nosso servidor boa parte deste material 
(preservando a autoria), afim de que não se perca com o tempo ou desinteresse de seu autor.
Mesmo com todos estes cuidados, sabemos que isso só funcionará enquanto o Google mantiver seus serviços. Portanto, recomendamos severamente que, ao baixar algum material, preserve-o, pois ele pode literalmente "sumir da rede" de uma hora para outra.

Fizemos uma separação entre os links ATIVOS (que são aqueles que ainda são atualizados por seus criadores ou mantenedores) e os PASSIVOS (são aqueles que ainda estão publicados, porém já não recebem mais atualizações há bastante tempo). Estes últimos devem receber especial atenção, pois são fortes candidatos a saírem do ar (sinta-se avisado).

Feitos os esclarecimentos, esperamos que façam bom proveito. 😏


Site permite criar on-line versões 3D de fotografias históricas!



A Biblioteca Pública de Nova York lançou em 2012 o Stereogranimator, um incrível site que disponibiliza milhares de fotografias históricas que podem ser usadas na criação de imagens 3D animadas no formato .GIF (que dispensam o uso de óculos especiais) e anáglifas (para serem observadas com o par de lentes azul e vermelha). O site é a concretização de um projeto de Joshua Heineman, um grande entusiasta da estereoscopia desde sua infância.

O site foca em imagens históricas, pois é fundamentado no gigantesco acervo da BPNY, porém tem aberto espaço para produções e coleções de terceiros.
Mas a grande diversão é a possibilidade do usuário gerar sua própria criação com a ferramenta on-line.
Para começar, basta acessar a página e clicar no link "Start creating!".
Depois, selecione uma das mais de 40 mil imagens disponíveis no site e ajuste o ângulo que deve ser usado na versão 3D. Enquanto você arrasta as imagens para alinhá-las, é possível visualizar, em tempo real, como ficará o resultado.

Além das milhares de imagens já disponibilizadas, organizações e entusiastas da estereoscopia também podem contribuir com a ampliação do acervo. O site trabalha junto com o Flickr (um famoso site de hospedagem de imagens) e possui um algoritimo que busca estas fotos, desde que se siga certos parâmetros dados pelo site do  Stereogranimator (veja as instruções na seção "Contribua com sua coleção"). 

Este é realmente um projeto surpreendente e esperamos que tenha vida longa.
Aproveite enquanto está ativo!
Incluímos o endereço do site na nossa coluna de links permanentes. 👍

05/05/2021

Estéreos Fluxos São Paulo - Um belíssimo livro histórico repleto de imagens 3D.

 ATENÇÃO: Utilize óculos 3D anáglifos (vermelho e azul)        para visualizar as fotos tridimencionais deste artigo.
Ao clicar nas imagens elas são ampliadas. 

Recentemente tivemos a grata surpresa de conhecer (tardiamente) esta incrível edição comemorativa dos 463 anos da cidade de São Paulo.
Trata-se de um livro editado em 2017 e que, para nossa alegria, ainda pode ser encontrado à venda em alguns marketplaces famosos.
 


No dia 25 de janeiro de 2017, data em que a cidade de São Paulo comemorou 463 anos, ocorreu o lançamento do livro "EstéreoFluxos São Paulo", uma publicação que integrava o projeto Energia da Cidade. 

O livro conta com fotos de Marcos Muzi, texto de Gavin Adams e projeto gráfico de Rafael Cotait, e busca captar a essência da metrópole e sua poesia através de imagens com uma visão tridimensional.

Um óculos 3D vem encartado para esse passeio visual.
 


As imagens foram obtidas de seis formas e em três níveis para o livro: no nível do chão, a alturas de até 150 metros do solo e a mais de mil metros. “A visão dos humanos”, alcançada em caminhadas pela cidade é o nome do primeiro nível, seguida por “A visão dos Pássaros”, obtida por meio de drones, e a “A visão dos Anjos”, que ofereceu um ponto de vista elevado, vertical, de grande altitude.


Na geografia paulistana, entre edifícios históricos, monumentos e parques, construções e traçados de diferentes períodos convivem na paisagem.

Entre os marcos fotografados no livro, estão: Pátio do Colégio, Praça da Sé, Vale do Anhangabaú, Teatro Municipal, Largo São Bento, Estação da Luz, Avenida Paulista, MASP, Estádio do Pacaembu, Auditório Oscar Niemeyer, Oca e Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera.
 


A equipe que produziu “EstéreoFluxos São Paulo” vem trabalhando em conjunto ou individualmente, ao longo de duas décadas, com pesquisa acadêmica, fotografia e vídeo estereoscópico.
Marcos Muzi é fotógrafo profissional e pesquisa a estereoscopia há várias décadas. Rafael Cotait é designer e videomaker. Dedica-se à estereoscopia e à fotografia panorâmica. Gavin Adams é artista e acadêmico.

A qualidade artística e a percepção dos ângulos mais adequados para as imagens tridimencionais foram primorosos. 
Se você é entusiasta da história, da fotografia e da estereoscopia, este livro não pode faltar na tua coleção. 


29/04/2021

Fotografia 3D utilizando apenas uma câmera comum.

Sim, isto é possível!

Como hoje em dia está cada vez mais raro encontrar uma boa câmera estereoscópica, uma solução alternativa e bem em conta é utilizar qualquer câmera digital para produzir as imagens, inclusive utilizando a do próprio smartphone.


As câmeras estereoscópicas possuem por padrão duas objetivas, que fazem o papel dos "olhos humanos" na geração das imagens. Quando não, utilizam um sistema interno que orienta o operador a tirar duas fotos, deslocando a câmera para a direita na segunda captura, afim de ter as duas imagens com o deslocamento correto entre elas (veja o caso da Olympus, na página de EQUIPAMENTOS).
Na produção destas imagens com apenas uma câmera, fazemos o mesmo processo, porém deslocando-a horizontalmente (manualmente) a uma distância de até 7 cm do ponto focal inicial (que é o distanciamento entre nossas pupilas). 
Isso pode ser feito apenas segurando a câmera, mas você tem que ter a mão firme e noção de distanciamento.

A melhor forma de fazer isso (sem tremedeira), é utilizar (ou construir) um pequeno trilho sobre um tripé bem firme. Neste trilho você marca o ponto E (de esquerda) e 7 cm depois, o ponto D (de direita). Aí e só firmar a câmera em cada um destes pontos e tirar as duas fotografias. Em seguida, renomeie a foto da esquerda e a da direita, editando e gerando as imagens estereoscópicas num dos editores que disponibilizamos aqui (ou no site conversor on-line). Você poderá imprimir as duas imagens para ver através de um estereoscópio ou exibir num dispositivo VR. Ou então, gerar uma imagem anáglifa para visualizar com os óculos de lentes vermelhas e azul.

A imagem baixo ilustra o processo.


Para calcular o distanciamento correto entre as posições (ou câmeras), de acordo com o distanciamento dos planos que deseja capturar, sugerimos utilizar o programa Stereo Calc, disponível para download AQUI.

É importante saber que este método só é adequado para fotografia de objetos fixos. Ele não funcionará com cenas que contenham objetos em movimento. Haverá uma distorção na imagem final.

Para uma situação em que existam objetos em movimento, faz-se necessário utilizar 2 câmeras idênticas, lado a lado, e dispará-las ao mesmo tempo. Ou então, utilizar uma câmera estereoscópica, obviamente. Iremos descrever este método detalhadamente em outro artigo.

Uma grande vantagem deste método é que, se você possui uma poderosa câmera digital, repleta de recursos, você poderá produzir imagens incríveis. Se você possui duas destas câmeras, melhor ainda!

Então... Pronto(a) para experimentar tirar tua primeira fotografia estereoscópica com apenas uma câmera?
Experimente e comente aqui teus resultados. 😉
 

24/04/2021

Como funciona este site?

Achamos importante esclarecer a forma como funcionará este site, afim de facilitar as buscas e pesquisas em nossa base de material sobre estereoscopia.

Notamos que fazer uma boa pesquisa sobre Estereoscopia nos sistemas de busca não é uma tarefa das mais fáceis... A forma como os algorítimos trabalham trazem muita coisa inútil e que consomem muito do nosso tempo.
A proposta do PROJETO IMAGEM 3D é justamente facilitar isso para você.
Pesquisamos, filtramos e disponibilizamos os LINKS relevantes sobre o assunto. Tudo centralizado num só lugar, criando uma grande base de dados sobre o assunto.

Também julgamos ser este método uma forma eficiente de mantê-lo atualizado, preservando os direitos autorais e evitando distorções ou adaptações do conteúdo original. 

No menu superior, destacamos páginas que concentram os principais links de cada assunto. Estes links estão separados por categorias.
As publicações de nossa autoria seguem este formato de blog e estão localizadas no menu de publicações na coluna à direita.

Com o passar do tempo provavelmente eles ficarão bem grandes e a melhor forma de localizar os assuntos dentro do Blogger, será utilizando o sistema de PESQUISA interna, localizado na parte de cima da coluna lateral direita.

Outras informações importantes que você precisa saber:

- Damos preferência para publicações em português, mas devido à grande quantidade de material internacional de qualidade, disponibilizaremos também links estrangeiros. Neste caso, basta habilitar a tradução automática do teu navegador para usufruir destes conteúdos.
- Muitos artigos acadêmicos estão no formato PDF para leitura imediata ou para download, outros estão em formato HTML.

OBS: É comum no decorrer dos anos algumas páginas saírem do ar, portanto, caso encontre algum "link quebrado" (que não esteja funcionando), por favor, informe nos comentários ou no formulário de contato do site. Mantemos um backup da maioria deste material no Google Drive e, eventualmente, podemos redirecionar o link para ele. 

Esperamos que navegar neste site seja uma experiência útil e agradável para você. Sinta-se à vontade para interagir conosco.

15/04/2021

Iniciamos o projeto!

É com muita alegria que estamos iniciando o Projeto Imagem 3D.
Há muito desejávamos compartilhar nossas experiências com a estereoscopia, centralizando num site, uma grande base de pesquisa.

Ao nosso entender, a estereoscopia nunca deixará de ser uma novidade. Afinal, ela existe deste o século 19 e, apesar do "modismo" que surge de tempos em tempos, sempre manteve um grande número de entusiastas e pesquisadores por todo o mundo, ávidos por consumir produtos 3D.

O projeto já está "desenhado" e, a partir de agora, vamos acrescentado o conteúdo sempre que possível, dividindo com todos um legado de conhecimento que também visa facilitar as pesquisas sobre o assunto.

Sejam bem-vindos!